A exposição “Visões” mostra imagens reais do interior do olho humano captadas no Centro Cirúrgico de Coimbra. A procura da melhor imagem e dos detalhes necessários a um bom diagnóstico proporcionou fotografias extraordinárias quer pela sua nitidez, cor e dimensão, quer por revelarem texturas e estruturas que de outro modo não eram perceptíveis. Deparamo-nos com o invulgar e o insólito transportando-nos para uma obra de arte ou algo do quotidiano.
As fotografias expostas são um meio de comunicação inovador entre ciência e arte, aliando a sensibilidade à criatividade. Se considerarmos a arte uma manifestação exclusiva da natureza humana então compreenderemos melhor as razões que aproximam estes dois universos.
Esta exposição teve lugar no Centro Cirúrgico de Coimbra, Museu da Ciência de Coimbra, no Museu de História Natural e da Ciência, em Lisboa e em inúmeras autarquias do nosso país. Viajou ainda para a galeria do Centro Médico Langone da Universidade de Nova Iorque, nos E.U.A., para a Escola Europeia no Luxemburgo, para a Sala de exposições do Instituto de Santo António em Roma, Itália e para o Domus, Museu do Homem, na Corunha, Espanha.
Pode visitá-la em: https://ccci.pt/wp-content/uploads/2020/08/Catalogo-5.pdf
Sobre a exposição: https://www.expovisoes.com/about/