Os hemangiomas capilares da retina são tumores benignos na retina ou na cabeça do nervo ótico constituídos por um novelo de vasos sanguíneos. Os capilares que os irrigam são tortuosos e muitas vezes irregularmente dilatados.
Podem aumentar de tamanho e provocar perda de visão devido a descolamento exsudativo da retina, membrana epirretiniana, fibrose subretiniana/prérretiniana e hemorragia no vítreo.
Os hemangiomas capilares da retina podem apresentar-se em qualquer idade mas são geralmente diagnosticados em adultos jovens. Quando são múltiplos ou bilaterais podem associar-se a síndroma de von Hippel-Lindau, uma doença autossómica dominante associada a hemangioblastoma cerebelar, feocromocitoma e outros tumores viscerais. Geralmente quando surgem isolados não estão associados a doença sistémica.
A deteção precoce do hemangioma da retina é importante para a deteção de outros tumores e para aconselhamento genético.
Diagnóstico Diferencial:
Tumores vasoproliferativos – são lesões vasculares da retina que podem ser associadas a retinopatia pigmentar, uveíte ou descolamento da retina de longa duração, no entanto não são acompanhados por vasos dilatados e geralmente aparecem em idosos.